FAPEN ON-LINE. Ano 1, Volume 7, Série 31/07, 2020.
Neste
sétimo número, da Revista FAPEN ON-LINE, apresentamos aos leitores dois artigos
com resultados de projetos desenvolvidos em conjunto por professores e alunos e
um ensaio.
Lembramos que, deste o dia 25 de maio, contamos com a
indexação do Latindex e que a publicação possui ISSN.
Portanto,
os textos aqui publicados podem ser incluídos no currículo lattes e pontuam em
concurso público de ingresso e progressão nas mais diversas áreas.
Pesquisadores, estudantes, professores e demais
interessados, da instituição e fora dela, estão convidados a submeter textos ao
conselho editorial, com vistas a sua publicação.
Assim, reforçamos o compromisso de divulgar projetos e
pesquisas inovadoras desenvolvidos no Pentágono e o convite para submissão de
textos.
Desde
abril, estamos também abertos à participação de interessados vinculados a
outras instituições.
Nesta edição, tivemos a participação de engenheiros(as) ambientais,
não vinculados à FAPEN, cujo artigo comunica resultados de investigação
orientada por um docente da casa, construído quando os autores finalizavam a
graduação e trabalhavam em um protótipo de reuso de água.
Tivemos também a participação de estudantes da FAPEN,
orientados na primeira fase do projeto pelo Prof. Dr. Leonardo Teixeira
Silveira, com resultados anteriormente aqui publicados; e que, agora, após a
consolidação da segunda fase, liderada pelo Prof. Dr. Edson Luís Tocaia dos
Reis, oferecem novas conclusões aos leitores.
A professora de inglês da unidade Parque do Colégio
Pentágono, Sandra Cunha, igualmente, prestou valiosa contribuição através de um
ensaio que aborda uma questão extremamente relevante em tempos de pandemia:
dicas e reflexões sobre o processo de aprendizagem de um novo idioma.
Para
os docentes e estudantes que tencionam seguir estes exemplos e publicar os
resultados de suas pesquisas na revista, o editor está disposição para ajudar
na formalização do texto, podendo ser contatado através do e-mail da publicação.
Os
artigos, ensaios, resenhas de livros ou filmes, noticias e sugestões de pautas
devem ser enviados através do e-mail:
Lembramos que a revista é classificada como
interdisciplinar e internacional, não possui fins lucrativos e tem
periodicidade mensal.
Publica textos em 4 (quatro) segmentos:
1. Tecnologias:
Projetos de articulação e Inovação;
2. Negócios/Empreendedorismo:
Estratégias em Gestão Organizacional;
3. Sustentabilidade:
Higiene, Segurança, Ambiente e Responsabilidade Social;
4. Educação
e artes: divulgar a produção acadêmica sobre temas de interesse para a pesquisa
em educação e artes.
A Revista possui expediente formalizado na coluna ao lado
direito da tela, um corpo técnico-administrativo formado pelos coordenadores de
cursos da faculdade e pelo revisor, um conselho editorial de professores
titulados da FAPEN e de outras universidades (visando garantir a isonomia
cientifico-acadêmica).
Na mesma coluna ao lado direito, o leitor tem acesso ao
Sumário de cada publicação (mês), link de acesso para as normas de publicação e
e-mail de contato, formulário de contato, link que permite seguir a publicação
através de perfil no Google (possível também através de e-mail cadastrado na
revista), acesso ao currículo lattes dos membros do conselho editorial e do
corpo técnico-administrativo (clicar na foto correspondente).
Os textos mais acessados e o índice de volumes publicados
podem ser encontrados na coluna ao lado direito; no rodapé temos o índice de
assuntos/ temas publicados e o índice de autores dos textos.
Permitindo fácil localização da temática de interesse dos
leitores.
Neste sétimo número, foram publicados dois artigos e um
ensaio:
Artigos:
1. Estudo da
recuperação e quantificação analítica de íons chumbo da folha da Mamona por
espectrometria de emissão ótica por plasma acoplado indutivamente. - projeto
desenvolvido na FAPEN, orientado e liderado pelo Prof. Dr. Edson Luís Tocaia
dos Reis e Prof. Dr. Leonardo Teixeira Silveira, docentes da casa.
https://fapenpentagono.blogspot.com/2020/07/estudo-da-recuperacao-e-quantificacao.html
2. Reúso de água
nas escolas: estudo de caso e proposta - projeto desenvolvido pelos então
estudantes de engenharia ambiental Eduardo Soler Carvalho, Jailton Alves de Oliveira
Junior, Juliana Araújo de Fonseca, Melissa Freire dos Santos, Vinícius Andrade
Lessa do Vale e Vinicius Romera da Silva; atualmente já formados e atuando como
engenheiros; na ocasião orientandos deste editor da Revista, Prof. Dr. Fábio
Pestana Ramos..
https://fapenpentagono.blogspot.com/2020/07/reuso-de-agua-nas-escolas-estudo-de.html
Ensaio:
1. Aprendendo um
segundo Idioma (língua): caminhos e possibilidades. – de autoria da Profa.
Sandra
Cunha, Graduada em Letras pela UNIABC e Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literaturas
da Língua Portuguesa pela Universidade São Marcos, docente da cadeira de inglês
da unidade Parque do Colégio Pentágono.
https://fapenpentagono.blogspot.com/2020/07/aprendendo-um-segundo-idioma-lingua.html
Aguardamos novas propostas de colaboração do público
interno e externo, as quais serão analisadas pelo editor e conselho editorial.
Convidamos
todos a seguir a publicação, clicando no link seguir na coluna ao lado direito,
abaixo do sumário.
Prof.
Dr. Fábio Pestana Ramos.
Editor
de Publicações FAPEN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário