FAPEN ON-LINE. Ano 1, Volume 12, Série 18/12, 2020.
Prof.
Dr. Edson Luís Tocaia dos Reis. Doutor em Ciências - USP. Graduado em Química Industrial - FOC. |
Profa.
Dra. Luciana Mollo. Doutora em Biologia - USP. |
Profa.
Ms. Rosemarie Sanches. Mestre em Sociologia e Filosofia - UNICAPITAL. Graduada em Ciências Sociais Aplicadas - UVA-RJ. |
RESUMO: O
projeto realizado anualmente em uma instituição de educação básica consiste em
desenvolver nos estudantes o conceito de sustentabilidade de forma
multidisciplinar, abordado aspectos da biologia, química e sociologia em uma
empresa reconhecida no mercado por suas práticas sustentáveis. Foi realizada
uma visita monitorada à empresa escolhida, onde grupos de estudantes dos
segundos anos do ensino médio ficaram responsáveis pela coleta e registro de
informações relacionadas às ações sustentáveis da empresa, desenvolvendo a
partir da visita quatro temas principais. Posteriormente, estes grupos
realizaram uma apresentação no pátio da escola aos outros estudantes do
colégio, que desenvolveram subtemas na forma de trabalhos escritos,
multiplicando a abordagem inicial relacionada à sustentabilidade industrial.
PALAVRAS-CHAVE:
Projeto Multidisciplinar, Sustentabilidade, Natura.
ABSTRACT: The
project carried out annually at the college consists of developing in students
the concept of sustainability in a multidisciplinary way, addressing aspects of
biology, chemistry and sociology in a company recognized in the market for its
sustainable practices. A monitored visit was made to the chosen company, where
groups of students from the second years of high school were responsible for
collecting and recording information related to the company's sustainable
actions, developing from the visit four main themes. Subsequently, these groups
made a presentation in the schoolyard to the other students of the school, who
developed subthemes in the form of written works, multiplying the initial
approach related to industrial sustainability.
KEYWORDS:
Multidisciplinary Project, Sustainability, Natura.
1. INTRODUÇÃO.
A sustentabilidade representa hoje uma fonte de estudos
muito ampla, compreendendo a maioria dos aspectos da vida moderna, abrangendo
não somente o meio ambiente e as ciências sociais, facilmente reconhecíveis em
primeiro plano, mas também planos de negócios até a mais sofisticada
tecnologia. Seu conceito hoje está sustentado principalmente nas ciências da
natureza e nas ciências sociais, mas com enfoque também em áreas tão diversas
como a filosofia, a política e a economia (Barbosa, 2008).
A sustentabilidade tornou-se também uma formidável opção
de oportunidades: estratégias corporativas são baseadas em serviços de
consultoria ambiental, a avaliação e planejamento de novas legislações, o
desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em fontes de combustíveis
renováveis, novas técnicas agrícolas, programas de saúde para a população,
todas elas sempre buscando a proteção do meio ambiente e a melhoria da
qualidade de vida, mantendo os ecossistemas do planeta em seu delicado
equilíbrio (Araújo et al., 2014).
Mas qual a importância do estudante do ensino médio
entender a multidisciplinaridade da sustentabilidade?
É acima de tudo compreender que todos possuem hoje a
capacidade de mudar a sociedade ou a si próprio; entender também que vivemos em
nosso planeta em um sistema dinâmico, onde os organismos e ecossistemas estão
em mudança de forma contínua e que muitas vezes estas mudanças envolvem
sistemas econômicos, ambientais e sociais.
A multidisciplinaridade ajuda a entender que a vida no
planeta depende da conexão equilibrada entre todos estes sistemas, por meio de
soluções sustentáveis, e quais os efeitos causados pelo excesso de intervenções
antrópicas nos sistemas naturais. (Souza, 2013).
A discussão da sustentabilidade com estudantes do ensino
médio deve utilizar-se de recursos úteis para ajudá-los a aprofundar sua
compreensão e pesquisa, além da reflexão sobre um tema atual tão importante.
A realização de projeto multidisciplinar sobre o assunto
proporciona aos estudantes a decodificação pelo estudante da terminologia sobre
o assunto, aplicada a diversas áreas, como a biologia, química e sociologia.
Portanto, o projeto aqui descrito contemplou trabalhar com os estudantes do
ensino médio, conceitos teóricos e práticos de sustentabilidade e suas
implicações em relação a questões atuais ambientais, econômicas e sociais.
2. MATERIAL
E MÉTODOS.
O projeto foi proposto e executado por etapas, conforme
descrito a seguir, para um melhor entendimento e mobilização dos estudantes
envolvidos, todos eles dos segundos anos do ensino médio:
Etapa 1 - Apresentação do projeto aos estudantes e
discussão do conceito e da importância da sustentabilidade. As vantagens da
sustentabilidade para a sociedade moderna e introdução ao conceito de
sustentabilidade empresarial;
Etapa 2 - Definição dos grupos de estudantes que
participariam da visita; foram definidos grupos de 15 estudantes por cada sala,
que seriam responsáveis pela coleta de informações e registro visual das
práticas sustentáveis a serem detectadas na empresa. Para a realização da
visita, este grupo de estudantes foi incentivado a observar na empresa práticas
sustentáveis como:
a) Uso racional de matérias primas e insumos;
b) Descarte adequado de esgotos e resíduos do processo industrial;
c) Reciclagem e reutilização de resíduos produzidos pela
empresa;
d) Cumprimento pela empresa às leis ambientais do país;
e) Marketing verde da empresa junto aos consumidores e
comunidade em geral;
f) Adoção de materiais recicláveis para de embalagens dos
produtos.
g) Criação de projetos para desenvolvimento social da
comunidade em que a empresa está inserida;
h) Uso de fontes de energia limpa e renovável;
i) Não utilização de fornecedores que não utilizem
práticas sustentáveis;
j) Adoção de logística reversa;
k) Economia gerada por práticas sustentáveis;
l) Qualidade de vida no ambiente industrial;
m) Orientação aos consumidores da importância do respeito
do descarte das embalagens de forma correta;
Após a realização da visita, estes grupos que realizaram
a visita trabalharam os temas principais propostos, para posterior apresentação
de seminários aos outros estudantes.
Por se tratar de quatro turmas dos segundos anos de
ensino médio envolvidas no projeto, foram definidos e submetidos à escolha dos
estudantes, quatro temas principais para apresentação por seminários, sendo um
tema escolhido em comum acordo por cada turma, por meio de reunião com os
representantes dos grupos.
Os temas propostos e as formas de avaliação estão resumidos na tabela a seguir:
Etapa 3 - Apresentação dos seminários: realizou-se em
data agendada para todas as turmas envolvidas no projeto, com a presença de uma
banca de professores para a avaliação das apresentações. As notas resultantes
da avaliação dos seminários resultaram em uma média aritmética de todos os
critérios de avaliação considerados e representaram nota unificada de atividade
para Biologia, Química e Sociologia.
Etapa 4 - Definição dos temas secundários (subtemas) - os
estudantes que assistiram aos seminários foram divididos em grupos de quatro
membros, que deveriam entregar um trabalho impresso, digitalizado e formatado,
a ser avaliado pelos professores das áreas envolvidas. Na tabela a seguir,
estão relacionados os subtemas apresentados e de livre escolha dos estudantes
envolvidos. Não foi permitida a repetição de subtemas pelos grupos em uma mesma
turma.
Etapa 5 – Avaliação dos trabalhos escritos relacionados
aos subtemas – os trabalhos entregues foram avaliados conforme os requisitos, a
seguir:
a) Utilização de pesquisas bibliográficas (fundamentações
teóricas);
b) Conteúdo das apresentações dos seminários;
c) Articulação com os temas, os fundamentos teóricos da
pesquisa e conceitos em sala de aula;
d) Formatação acadêmica pela ABNT.
Da mesma forma que na atribuição de notas aos seminários,
as notas atribuídas aos trabalhos escritos representaram uma média aritmética
de todos os critérios de avaliação considerados e foram consideradas pelos
professores como nota única de atividade para Biologia, Química e Sociologia.
3. DESENVOLVIMENTO.
Agendou-se uma visita monitorada à empresa Natura,
situada na cidade de Cajamar, estado de São Paulo, com o acompanhamento dos
professores envolvidos no projeto.
Previamente no colégio, foram submetidos os temas à
escolha livre pelas quatro turmas participantes do projeto.
No início da visita foram apresentados aos estudantes
pela empresa, os aspectos relacionados aos seus aspectos sustentáveis por meio
de palestra (Figuras 1 e 2), e posteriormente por visita monitorada às
principais instalações (Figura 3).
Figura 1 - Palestra durante visita à empresa Natura. Fonte: Foto dos Autores. |
Figura 2 - Grupo de estudantes durante palestra. Fonte: Foto dos Autores. |
Figura 3 - Grupo de estudantes em visita a Natura. Fonte: Foto dos Autores. |
Após a visita à empresa, os professores responsáveis pelo
projeto ajudaram os estudantes nas discussões e desenvolvimento dos temas, bem
como auxiliaram os mesmos na escolha dos recursos áudio visuais específicos a
serem utilizados na apresentação dos seminários.
Os estudantes tiveram cerca de 30 dias para o
desenvolvimento do material visual a ser utilizados nos seminários.
Os estudantes foram também orientados a buscar
informações com a própria empresa, por meio de publicações sobre o tema e
principalmente no site comercial da Natura, que possui amplo material sobre
suas práticas sustentáveis.
Foi proposta aos estudantes a apresentação dos seminários
na quadra coberta da escola.
Os estudantes fizeram uso de material audiovisual de
PowerPoint em Datashow, em telão e com uso de microfone, para a audiência de
todos os estudantes dos segundos anos, coordenadores, orientadores e direção do
colégio.
O principal objetivo dos seminários foi a propagação e
uniformização a todos os estudantes dos segundos anos das informações
adquiridas na visita à empresa.
Foram destacadas por todos os grupos as ações
sustentáveis da empresa, conforme cada tema abordado.
As figuras 4 a 6, a seguir, destacam algumas destas
apresentações e os recursos utilizados.
Figura 4 - Apresentação dos seminários na quadra do colégio.
Fonte: Apresentação Imagem, 2018.
Figura 5 - Apresentação dos Seminarios.
Fonte: Foto dos Autores.
Figura 6 - Apresentação dos Seminários.
Fonte: Foto dos Autores.
Após a apresentação, os estudantes que assistiram aos
seminários tiveram cerca de 20 dias para elaboração e entrega dos trabalhos
escritos.
4. RESULTADOS
E DISCUSSÃO.
As apresentações dos estudantes foram focadas em três
eixos (temas) principais:
a) Ações realizadas pela empresa e observadas pelos estudantes
em relação a práticas industriais sustentáveis;
b) O impacto econômico para a empresa das práticas
sustentáveis realizadas;
c) O impacto positivo para o meio ambiente e para a
sociedade, das práticas sustentáveis realizadas pela empresa.
A obrigatoriedade de apresentação dos trabalhos em evento
aberto a outros estudantes de outras turmas permitiu atribuir ao trabalho um
caráter de importância maior, tal qual o tema proposto permite.
5. CONSIDERAÇÕES
FINAIS.
A aplicação de projetos que permitam ao estudante
desenvolver uma visão mais ampla e crítica a respeito dos problemas ambientais
é de extrema importância por incentivar a formação de sua consciência como
cidadão responsável e atuante.
A participação pró-ativa do estudante necessária ao
desenvolvimento do projeto descrito neste trabalho, cria subsídios para o mesmo
aprimorar o seu senso crítico por meio da análise, pesquisa e reflexão.
O debate de opiniões e a quebra de paradigmas de cunho próprio
durante o projeto permite também sua conscientização ambiental de cunho muito
mais amplo, sob aspectos sociais, econômicos e políticos.
6. REFERÊNCIAS.
ARAUJO, Gabriel Aguiar de; COHEN, Marcos; SILVA, Jorge Ferreira da. Avaliação do Efeito das Estratégias de Gestão Ambiental Sobre o Desempenho Financeiro de Empresas Brasileiras IN: Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, Vol 3, Iss 2, Pp 16-38 (2014), 2014.
BARBOSA, Gisele Silva. O Desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões 4ª Edição,
Nº4, Volume 1 - Jan/Jun 2008.
BOEDECKER. São Paulo: FGV-EAESP, 2003. 95 p.
(normasbib.pdf, 462kb). Disponível em: <www.fgvsp.br/biblioteca>. Acesso
em: 23 set. 2004.
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Normas para apresentação de monografia. 3. ed. Escola de
Administração de Empresas de São Paulo, Biblioteca Karl A.
IENH. Manual de
normas de ABNT. Disponível em: <www.ienh.com.br>.
Acesso em: 23 set. 2004.
OLIVEIRA, N. M.; ESPINDOLA, C. R. Trabalhos acadêmicos: recomendações práticas. São Paulo: CEETPS,
2003.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia
científica: abordagem teórico-prática. 10. ed. ver. atual. Campinas, SP:
Papirus, 2004.
SOUZA, Barbara Vieira de. A sustentabilidade ambiental no ensino de química na compreensão de
professores do ensino médio. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal
de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Florianópolis, SC, 2013.
UNIÃO SOCIAL CAMILIANA. Manual de orientações para trabalhos acadêmicos. 3. ed. rev. amp.
São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário